terça-feira, 8 de agosto de 2017

Baenão 100 Anos


As primeiras partidas de futebol começaram a ser disputadas em Belém, por volta de 1896 na Praça Floriano Peixoto, atual Mercado de São Brás. Sendo nesse local que o Clube do Remo disputou sua primeira partida em 21 de maio de 1913. Desde então, o Clube do Remo crescia e ganhava adeptos, já era então tetracampeão paraense e sentiu-se a necessidade da construção de um campo de futebol para o Clube e sua torcida.

Foi então que, em 15 de agosto de 1917, era inaugurado o Estádio do Clube do Remo (como era assim chamado à época). Com uma partida entre a equipe da Reserva Naval e da Seleção Paraense. As medidas do gramado eram de 110 x 70 metros e com uma capacidade de 2.500 pessoas. Desde sua inauguração e até hoje é o maior estádio particular paraense.

A primeira partida do Clube do Remo em seu estádio ocorreu em 19 de agosto de 1917, com uma vitória por 5x3 sobre o Brasil Esporte Clube, pelo Campeonato Paraense.

Várias reformas e ampliações no Estádio foram feitas, a medida que a torcida crescia e o Clube do Remo começava a se destacar a nível Norte-Nordeste e nacionalmente. 

A primeira delas foi em 1935. Com o Estádio reaberto em 26 de maio, numa vitória do Clube do Remo sobre o Paysandu por 5x4.

Na passagem dos 23 anos do seu Estádio, em 1940, o Clube do Remo instala refletores no Baenão, tornando este o primeiro na capital a receber jogos noturnos. 

A maior das reformas foi feita entre 1960 e 1962; ganhando vestiários com túneis para duas equipes e árbitros, novas arquibancadas, gramado reforçado e novo alambrado sendo reinaugurado no aniversário de 45 anos do Baenão, no empate entre Remo e Ceará em 1x1.

Fachada do Baenão por volta da década de 1960
Foi em uma reunião do Conselho Deliberativo do Clube do Remo, em 04 de agosto de 1965, que por meio dos apelos da torcida, foi nomeado oficialmente o Estádio com uma homenagem a Evandro Almeida, falecido um ano antes, grande jogador remista da década de 30, que depois de pendurar as chuteiras também foi um abnegado diretor do Clube.

Jogador (zagueiro) e depois dirigente do grêmio azulino.
Em 2010 foi inaugurado o placar eletrônico do Estádio. No empate por 2x2 entre Remo e São Raimundo. 

Sendo fechado em 2013 para reformas, com a demolição da arquibancada lateral para a construção de camarotes. Recebendo duas partidas pelo Campeonato Paraense em 2014 e fechado desde então. Várias movimentações da diretoria e da torcida estão sendo feitas para o levantamento de recursos para a conclusão das obras.

O Estádio foi palco de grandes jogos do Clube do Remo, tendo o seu maior público oficial registrado em um Clássico RexPa pelo Campeonato Brasileiro de 1976, com 33.487 pagantes, em uma goleada do Leão sobre o rival por 5x2.

Destes grandes jogos, dois se destacam. Em 29 de abril de 1965, o Clube do Remo enfrentava o Santos, de Pelé! Com uma renda recorde para a época, Cr$ 50 milhões. Outro grande amistoso ocorreria 3 anos mais tarde, em 08 de agosto de 1968, o Clube do Remo enfrentaria no Baenão, o Benfica, de Eusébio! Que dois meses antes perdeu a Copa dos Campeões da Europa para o Manchester United. 

Arquibancada lotada em 1965

Nenhum comentário:

Postar um comentário